A cerimônia de homenagem aconteceu após a corte marítima julgar e considerar, por unanimidade, como exemplo de boa marinharia e ato de heroísmo a operação de busca e salvamento dos náufragos do barco de pesca conhecido como “Duro na Queda”, no litoral da Bahia, em 2015.
Na ocasião, o Comandante Miklos Geza Stammer e sua tripulação desviaram da rota de transporte estabelecida para atender a pedidos de socorro do barco “Duro na Queda”. A embarcação, que devido ao mau tempo e fortes ondas, adernou e afundou em alto mar a 11 milhas náuticas do litoral da Bahia. A operação de resgate durou mais de 24 horas e conseguiu salvar 15 vidas.
A corte marítima, em 23 maio 2019, após analisar os relatos considerou o ato como um exemplo e dessa forma concedeu o Prêmio Salvaguarda da Vida no Mar.
Segundo o Comandante Miklos: “O êxito nessa operação de busca e salvamento deve ser compartilhado com toda a tripulação do NORSUL RIO pois em alguns momentos, no mar, há situações extremas com as quais nos confrontamos e que exigem atitudes não só do Comandante, mas também dos marinheiros para salvarmos vidas em perigo”.
A cerimônia contou com a presença de autoridades da Marinha do Brasil e do Tribunal Marítimo, assim como toda a diretoria da NORSUL entre outros convidados civis e militares.
Rua São José, 40 - 3º andar
CEP 20010-020 – Rio de Janeiro – RJ
Tel: 21 3231-9065
abac@abac-br.org.br
LinkedIn
Patrícia Nogueira / Ana Salazar
Tels: 21 3114-0699 / 98302-6967
patricia.nogueira@argumentogi.com.br
© 2024 ABAC - Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem