NORSUL desenvolve projeto de preservação de baleias jubarte

Há cerca de 17 anos, a NORSUL desenvolve, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), um projeto de preservação para reduzir riscos de atropelamento das baleias na região dos Abrolhos.

NORSUL desenvolve projeto de preservação de baleias jubarte

Do Rio/ Foto de Divulgação

Há cerca de 17 anos, a NORSUL desenvolve, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), um projeto de preservação que busca as melhores alternativas para reduzir os riscos de atropelamento dessa espécie no seu principal berçário, a região do Parque dos Abrolhos, no litoral baiano.

A ação de conservação das baleias jubarte tem resultados totalmente positivos, uma vez que a população desses animais cresceu expressivamente neste período. Inclusive por conta do aumento da população, elas já estão começando a aparecer na costa brasileira em junho, um mês antes do que era comum anos atrás.

Para o Coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, a parceria é extremamente positiva, ainda mais por ser desenvolvida espontaneamente.

“Mostra uma responsabilidade em termos de fazer a operação com maior segurança tanto para a navegação quanto para a baleia. Ela abre canal de diálogo, mostra um amadurecimento de relações entre navegação e preservação para minimizar os riscos de acidente. Sempre que temos condições, levamos de exemplo também para outros setores produtivos”, diz.

O Gerente da NORSUL Marcos Cid de Araújo explica que a empresa muda o trajeto das embarcações no local na temporada de reprodução das baleias, de acordo com um mapa de densidade da presença delas estabelecido pelo IBJ.
“Temos o nosso trajeto fixo lá, a chamada derrota. Mas na época das baleias, mudamos. Não fazemos mais o trajeto em linha reta, mas sim mais próximo à costa, onde a água é mais turva e onde a baleia não chega”, diz.

Araújo conta também que em 2018, a empresa ofereceu um treinamento massivo, ministrado pela equipe técnica do Instituto, para quem navega em regiões onde há concentração dos cetáceos. “Treinamos toda a frota, todos os comandantes e toda a tripulação para entender o comportamento das baleias, para entender o desvio que fazemos”.

Todos os anos, um biólogo do IBJ fica a bordo de uma das embarcações da NORSUL na temporada de reprodução. Neste período, são realizados estudos, os animais são identificados e têm seu comportamento analisado individualmente.

Reconhecimento internacional
O projeto foi case de destaque em sustentabilidade apresentado pelo embaixador da Representação Permanente do Brasil junto a Organismos Internacionais (Rebraslon) em Londres, Hermano Telles Ribeiro na 67ª reunião anual de Membros da IWC (International Whaling Commission), em setembro de 2018, em Florianópolis. O fórum é o único reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Temporada das baleias
Todos os anos, entre junho/julho e novembro, as baleias jubarte se deslocam das ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, por aproximadamente 4.500 quilômetros, para se acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes aqui no Brasil. Segundo levantamentos do IBJ, a população da espécie cresceu cerca de 10,8% ao ano de 2002 a 2015. A presença da grande maioria delas foi vista na área que abrange o litoral sul da Bahia ao norte do Espírito Santo.

SOBRE A NORSUL
A Companhia de Navegação NORSUL é uma empresa líder da navegação privada no Brasil. Especializada no transporte de todo tipo de carga a granel, carga geral, de projeto e carga líquida, na cabotagem industrial e no longo curso, controla 30 embarcações, com capacidade total de 500.000 toneladas de porte bruto. Desde sua fundação, navega no rumo da excelência, com disciplina e eficiência, a fim de garantir a máxima qualidade, respeito ao meio ambiente e a total segurança em suas operações. Ciente de que suas atividades estão fortemente ligadas à economia nacional, a companhia tem o desafio de operar de forma responsável e ser uma marca reconhecida e admirada por seus clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e investidores.

Fonte: Plurale em site

ABAC - Associação Brasileira dos
Armadores de Cabotagem

Rua São José, 40 - 3º andar
CEP 20010-020 – Rio de Janeiro – RJ

Tel: 21 3231-9065
abac@abac-br.org.br
Fale conosco LinkedIn

Assessoria de Imprensa

Argumento Gestão de Imagem

Patrícia Nogueira / Ana Salazar

Tels: 21 3114-0699 / 98302-6967
patricia.nogueira@argumentogi.com.br

Seu contato é muito
importante para nós.