Feita trimestralmente pela Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem – ABAC, a consolidação da movimentação de cabotagem de contêineres é realizada a partir dos números enviados pelos seus associados.
Além da movimentação da cabotagem, os dados estatísticos mostram a ligeira queda na movimentação de cargas domésticas, que foi compensada e superada pelo atendimento às cargas feeder, mostrando a complementação dos serviços e a importante participação da cabotagem também para o comércio exterior.
“Infelizmente, o encerramento dos Acordos Bilaterais de Transporte Marítimo entre Brasil e Argentina e Brasil e Uruguai já representou uma queda sensível das cargas operadas pelas empresas brasileiras de navegação, ou seja, uma queda de 67% em relação ao mesmo período”, informa Luis Resano, Diretor Executivo da ABAC. Ainda que esta queda seja de cargas de longo curso (grande cabotagem), isto causa reflexos no atendimento de cargas de cabotagem pois pode haver redução do número de escalas aos portos mais ao sul do Brasil.
Rua São José, 40 - 3º andar
CEP 20010-020 – Rio de Janeiro – RJ
Tel: 21 3231-9065
abac@abac-br.org.br
LinkedIn
Patrícia Nogueira / Ana Salazar
Tels: 21 3114-0699 / 98302-6967
patricia.nogueira@argumentogi.com.br
© 2025 ABAC - Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem