Movimentação da cabotagem cresce 14% em 2021

Empresas associadas à ABAC movimentaram mais de 1,5 milhão de TEUs no ano passado

Movimentação da cabotagem cresce 14% em 2021

A Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC) registrou crescimento de 13,9% no transporte pelo modal no ano passado: os números foram puxados pelo aumento de 27,5% nas cargas feeder e de 5,5% na carga doméstica. No trade Mercosul, o aumento foi de 28,9%.

A ABAC destacou que suas empresas totalizaram a movimentação de mais de 1,5 milhão de TEUs em 2021, sendo que a cabotagem doméstica e o feeder somaram mais de 1,2 milhão de TEUs no período. “A cabotagem está recuperando o ritmo dos anos anteriores (pré-pandemia) com marca significativa de 1,5 milhão alcançada pelas nossas associadas”, registra o diretor-executivo da ABAC, Luis Fernando Resano.

BR do Mar

As empresas brasileiras de navegação (EBNs) também aguardam a regulamentação da Lei 14.301/2022, sancionada no último dia 7 de janeiro. A expectativa é que, a partir da regulamentação da lei de incentivo à cabotagem, as empresas possam se debruçar e avaliar onde estão as oportunidades de crescimento por meio do programa. Há questões da nova lei que ainda geram dúvidas no setor, como as regras de afretamento de navios a tempo e as regras para habilitação de empresas ao programa. Não está claro, por exemplo, a proporção de navios a tempo que poderão ser trazidos para operar na costa brasileira.

Resano ressaltou que, independente do programa, as empresas seguirão buscando formas de atrair novos clientes para transportar suas cargas pelo modal. “Vamos trabalhar para crescer acima de 10%, convencendo novos clientes para virem a contratar a cabotagem”, comentou. A ABAC entende que o crescimento da atividade dependerá, principalmente, do crescimento da economia do país nos próximos anos.

ABAC - Associação Brasileira dos
Armadores de Cabotagem

Rua São José, 40 - 3º andar
CEP 20010-020 – Rio de Janeiro – RJ

Tel: 21 3231-9065
abac@abac-br.org.br
Fale conosco LinkedIn

Assessoria de Imprensa

Argumento Gestão de Imagem

Patrícia Nogueira / Ana Salazar

Tels: 21 3114-0699 / 98302-6967
patricia.nogueira@argumentogi.com.br

Seu contato é muito
importante para nós.