Marinha homenageia o Marítimo em seu dia

Dia 25 de junho é celebrado o Dia Internacional do Marítimo. A Marinha do Brasil fez uma homenagem em sua Ordem do Dia, que a Abac tem orgulho de compartilhar.

Marinha homenageia o Marítimo em seu dia

Rio de Janeiro, RJ, 25 de junho de 2020.

ORDEM DO DIA Nº 2/2020

Assunto:        Dia do Marítimo

O Dia do Marítimo foi comemorado pela primeira vez em 25 de junho de 2011, após sua criação por uma resolução adotada pela Conferência das Partes da Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW), realizada em Manila, Filipinas, em junho de 2010, que adotou grandes revisões à Convenção e ao Código STCW.

Desde os tempos imperiais, com a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, surgiu no País a noção de controle marítimo. Anos após, com a expedição do primeiro Regulamento das Capitanias dos Portos (Decreto nº 447, de 19 de maio de 1846) e do primeiro Código Comercial (Decreto nº 556, de 25 de junho de 1850), víamos as primeiras contribuições para a formação da frota mercante nacional e da classe dos nossos marítimos.

Neste dia especial, que celebramos o 10o aniversário do Dia do Marítimo, reconhecemos a inestimável contribuição que os marítimos dão ao comércio internacional e à economia mundial, muitas vezes com grandes custos pessoais para os próprios e seus familiares.

Esse ano, a campanha da Organização Marítima Internacional (IMO) nos convida a reconhecer os aquaviários (marítimos, práticos, fluviários e pescadores), assim como nós os da atividade portuária, como trabalhadores-chave (key workers), executando um papel essencial durante a pandemia da COVID-19, mantendo o fluxo de mercadorias vitais como alimentos, medicamentos e suprimentos médicos. Sendo esses trabalhadores de contribuição marcante para o fortalecimento da Economia do Mar e o desenvolvimento do Brasil no século XXI.

Nesse sentido, o CIAGA, o CIABA, as Capitanias, Delegacias e Agências se sentem muito honrados em contribuirem para a formação desses nossos importantes profissionais.

Aos Marítimos, escritores dessa história, recebam o nosso reconhecimento, o agradecimento e a sincera admiração.

Parabéns a todos os Marítimos! Viva à Marinha Mercante!

ALEXANDRE CURSINO DE OLIVEIRA

Vice-Almirante

Marinha Diretor

ABAC - Associação Brasileira dos
Armadores de Cabotagem

Rua São José, 40 - 3º andar
CEP 20010-020 – Rio de Janeiro – RJ

Tel: 21 3231-9065
abac@abac-br.org.br
Fale conosco LinkedIn

Assessoria de Imprensa

Argumento Gestão de Imagem

Patrícia Nogueira / Ana Salazar

Tels: 21 3114-0699 / 98302-6967
patricia.nogueira@argumentogi.com.br

Seu contato é muito
importante para nós.