Frete marítimo explicado: desde a cotação até o desembarque

Guia completo do frete marítimo: entenda como contratar, a documentação necessária, custos e a jornada da sua carga de porto a porto.

Frete marítimo explicado: desde a cotação até o desembarque

Contratar um frete marítimo pode parecer uma tarefa complexa, repleta de termos técnicos, documentos e múltiplos agentes. No entanto, entender o processo é fundamental para qualquer empresa que atua com importação, exportação ou, especialmente, na cabotagem

Este guia foi criado para desmistificar a operação, apresentando um passo a passo claro, desde a primeira cotação até o recebimento da carga no porto de destino ou na porta da sua instalação, para que você possa navegar por esse processo com segurança e eficiência.

Quem é quem na operação de frete marítimo?

Para entender o processo do frete marítimo, é essencial conhecer os principais atores envolvidos e suas funções. Eles trabalham em conjunto para garantir que sua carga chegue ao destino de forma segura e eficiente.

Armador (Carrier)

O armador é a empresa que efetivamente realiza o transporte marítimo. Ele é o dono ou o operador do navio, responsável por toda a infraestrutura, tripulação e pela navegação em si. 

As grandes empresas de navegação que você vê com seus gigantescos navios são os armadores. Eles oferecem o “espaço” no navio e são os responsáveis diretos pela integridade da carga enquanto ela está a bordo.

Agente de Cargas (Freight Forwarder)

Pense no agente de cargas como o “arquiteto” da sua logística. Ele não possui o navio, mas organiza e gerencia todo o transporte da sua mercadoria. O agente de cargas atua como um intermediário entre você (o embarcador) e os diversos fornecedores de serviços logísticos, como os armadores, transportadoras terrestres e terminais portuários. 

Ele negocia fretes com os armadores, consolida cargas marítimas (juntando pequenas cargas de diferentes clientes em um mesmo contêiner para otimizar custos), cuida da documentação, coordena os embarques e desembarques, e muitas vezes oferece soluções porta a porta.

Na cabotagem, as próprias empresas armadoras muitas vezes fazem este trabalho de agenciamento e coordenação diretamente para seus clientes, oferecendo um serviço mais integrado e simplificado.

 

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O passo a passo da contratação do frete marítimo

Agora que conhecemos os players, vamos detalhar o processo de contratação do frete marítimo, seguindo uma linha do tempo.

Passo 1: solicitação e análise da cotação

Tudo começa com a sua necessidade de transportar uma carga. Para obter uma cotação precisa de frete, você precisará fornecer algumas informações essenciais:

  • Incoterm (Termo Internacional de Comércio): define as responsabilidades entre comprador e vendedor sobre custos, riscos e seguros. É fundamental determinar até onde o armador ou agente de carga será responsável.
  • Portos de origem e destino: quais portos a carga sairá e para onde irá.
  • Tipo de carga: se é carga geral, refrigerada, perigosa, a granel, etc.
  • Dimensões e peso da carga: as medidas (altura, largura, comprimento) e o peso bruto da mercadoria.
  • Volume da carga: quantos contêineres serão necessários (20 pés, 40 pés) ou, se for carga solta, qual o seu volume em metros cúbicos.
  • Data desejada para embarque: a janela de tempo em que você precisa que a carga seja enviada.

A cotação que você receberá será composta por diversos itens, que podem variar, mas geralmente incluem:

  • Frete básico (basic ocean freight): o valor principal pelo transporte da carga de um porto ao outro.
  • Taxas portuárias (terminal handling charges – THC): valores cobrados pelos terminais nos portos de origem e destino pelo manuseio da carga.
  • Surcharge de combustível (bunker adjustment factor – BAF): uma taxa variável para cobrir as flutuações nos preços do combustível dos navios.
  • Taxas de segurança (security surcharge): custos relacionados à segurança da carga e do navio.
  • Outras taxas: podem incluir taxas de congestionamento, inspeção, entre outras, dependendo da rota e das condições.

Passo 2: documentação exigida para o embarque

A burocracia é parte do frete marítimo, mas a documentação é essencial para a legalidade e a segurança da operação. Os principais documentos são:

  • Fatura comercial (commercial invoice): similar a uma nota fiscal, detalha a transação de compra e venda da mercadoria, com informações como descrição da mercadoria, valor e condições de pagamento.
  • Packing list (romaneio de carga): uma lista detalhada de todos os itens contidos na carga, incluindo quantidade, tipo de embalagem, peso bruto e líquido, e dimensões de cada volume.
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e): tem a função de registrar a prestação do serviço de transporte de cargas.

Passo 3: booking (reserva de praça)

Com a cotação aprovada e a documentação em andamento, o próximo passo é o booking, ou a reserva de praça. 

Este é o momento em que o armador ou agente de cargas confirma o espaço no navio para sua carga, atribuindo um número de reserva. É uma etapa fundamental, pois garante que sua mercadoria terá um lugar no navio e uma data de embarque definida.

Passo 4: contratação do seguro de carga

Apesar da alta segurança do transporte marítimo (com roubo de carga quase inexistente na cabotagem, por exemplo), a contratação de um seguro de carga é de extrema importância. Imprevistos como avarias, extravios ou perdas podem acontecer. 

Existem diferentes tipos de apólice, as mais comuns são:

  • Cobertura básica restrita (A): cobre riscos específicos como incêndio, explosão, naufrágio, encalhe, colisão.
  • Cobertura ampla (C): cobre praticamente todos os riscos, exceto os excluídos na apólice (como guerra, atos terroristas, vícios próprios da mercadoria).

Discuta com seu agente de cargas ou com a empresa de cabotagem contratada a melhor opção para sua mercadoria e rota.

Passo 5: logística portuária e desembaraço

Com a reserva feita e o seguro contratado, é hora de movimentar a carga. As etapas de logística portuária incluem:

  • Entrega do contêiner no porto: sua carga é levada ao terminal portuário, seja já dentro de um contêiner ou para ser “estufada” (colocada dentro do contêiner) no próprio terminal.
  • Estufagem (se aplicável): processo de carregamento da mercadoria no contêiner de forma segura, otimizando o espaço e garantindo a estabilidade da carga durante a viagem.

Como acompanhar sua carga durante o transporte?

Uma das grandes vantagens do frete marítimo moderno é a capacidade de rastreamento. A maioria dos armadores e agentes de carga oferecem ferramentas de tracking online que permitem acompanhar o status do seu embarque em tempo real. 

Geralmente, basta inserir o número do seu Bill of Lading (BL) ou o número do contêiner no sistema da empresa para ter acesso a informações como:

  • Localização atual do navio;
  • Previsão de chegada (Estimated Time of Arrival – ETA) nos portos;
  • Status do embarque (embarcado, em trânsito, desembarcado, liberado);
  • Eventuais atrasos ou alterações de rota.

Essa transparência oferece tranquilidade e permite que você se planeje melhor para a chegada da mercadoria.

Navegando com mais segurança no comércio nacional!

Embora o frete marítimo envolva muitas etapas e diferentes atores, compreendê-las e contar com parceiros estratégicos, como bons agentes de carga e despachantes, torna a operação fluida e segura. 

Um planejamento bem-feito é a chave para evitar custos inesperados e garantir que sua mercadoria chegue ao seu destino dentro do prazo e do orçamento. 

Lembre-se: o Brasil sobrecarrega o asfalto e esquece que tem 8 mil quilômetros de costa. Existe um caminho mais eficiente para o Brasil andar — e saber como contratar o frete marítimo é o primeiro passo para redescobrir essa solução lógica, eficiente e transformadora que o país precisa!

Para saber mais sobre cabotagem, leia mais artigos no nosso blog!

 

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