Acaba de sair um estudo, encomendado pela ABAC para o Instituto Ilos, “A Importância do AFRMM para o Brasil”, que mostra que nos últimos 15 anos foram aplicados no Brasil R$ 42 bi, a partir do AFRMM, como soma dos desembolsos do Fundo de Marinha Mercante e da conta vinculada. Em média, foram gerados 81 mil empregos/ano no país, a partir do que foi investido com o AFRMM.
O AFRMM é um tributo que incide sobre o frete do transporte aquaviário de cargas desembarcadas no país, sendo 99% dele oriundo da importação por via marítima.
Os recursos da arrecadação do AFRMM são direcionados ao Fundo da Marinha Mercante (FMM), às contas vinculadas das Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs), à União, através da DRU, e para determinados fundos federais.
O AFRMM (Adicional de Frete da Marinha Mercante) é um dos principais responsáveis para o Brasil ter mais que dobrado os volumes transporte de contêineres e em barcaças nos últimos anos, com a construção e manutenção de 2 mil embarcações em 15 anos.
O AFRMM é essencial para o fomento da construção, modernização, reparação e manutenção da frota mercante nacional, desenvolvendo a indústria naval e o modal aquaviário brasileiros. Quase metade do AFRMM (48%) fomentou a economia das regiões Norte e Nordeste, impulsionando áreas historicamente menos favorecidas e de menor IDH.
Conheça o estudo: A importância do AFRMM para o Brasil_s.e
Rua São José, 40 - 3º andar
CEP 20010-020 – Rio de Janeiro – RJ
Tel: 21 3231-9065
abac@abac-br.org.br
LinkedIn
Patrícia Nogueira / Ana Salazar
Tels: 21 3114-0699 / 98302-6967
patricia.nogueira@argumentogi.com.br
© 2024 ABAC - Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem