Com o objetivo de ampliar a eficiência e modernizar a operação da companhia, a Log-In Logística Integrada acaba de anunciar o início das operações do novo navio Log-In Experience (LOEX). A embarcação, considerada a mais moderna da frota, ao lado do Log-In Evolution (LOEV), foi empregada para atender os serviços de Cabotagem e Mercosul da Empresa, no Serviço Atlântico Sul (SAS), em substituição ao navio afretado MSC Belmonte III.
A nova embarcação, com capacidade de 3.158 TEUs, começou a operar no final de julho como parte do projeto de expansão da companhia. O Log-In Experience foi adquirido a partir de um investimento de US$ 85,2 milhões, que contempla também a aquisição do navio Log-In Evolution, recebido no primeiro trimestre deste ano. A chegada das duas novas embarcações oferece às operações da companhia maior eficiência, menor emissão de gases poluentes, economia no consumo de combustível e aprimoramento da segurança e dos serviços prestados. Somente nos últimos cinco anos, a Log-In investiu cerca de R$ 1 bilhão, ao câmbio atual, em modernização e expansão de sua frota.
De acordo com o Diretor Comercial da Log-In, Felipe Gurgel, a chegada do Experience, assim como do Evolution, garante maior confiabilidade às operações e consolida a companhia como um dos principais players do mercado. “A aquisição do Log-In Experience está em linha com o planejamento estratégico e o atual momento da empresa. Estamos evoluindo nossa frota para um patamar ainda mais robusto e sustentável, com embarcações modernas e de ampla eficiência, entregando aos nossos clientes mais agilidade e segurança, ao mesmo tempo em que aprimoramos a eficiência energética de nossas operações e contribuímos para um setor logístico mais sustentável”, comenta.
Eficiência e sustentabilidade
Com 199,98 metros de comprimento, o Log-In Experience se destaca pela alta capacidade nominal e pela integração tecnológica avançada, permitindo monitoramento remoto em tempo real por meio da telemetria. Equipado com um sistema de propulsão otimizado que combina casco, hélice e motor, o navio oferece maior eficiência energética, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.
A embarcação é equipada com inversores de frequência para controle preciso dos motores elétricos, reduzindo o consumo total de energia e prolongando a vida útil dos equipamentos. O sistema Cold Ironing, que será operacionalizado no navio, permitirá que o mesmo seja alimentado com energia limpa enquanto atracado, eliminando a necessidade de queima de combustíveis internos e contribuindo para a agenda ESG (Enviroment, Social and Governance) da Companhia, através da eficiência energética e descarbonização.
Além disso, o Log-In Experience utiliza catalizadores que reduzem óxidos de nitrogênio (NOx) nos gases de descarga e aproveitam o calor para gerar energia de maneira mais econômica. Comparado ao navio pelo qual foi substituído, a nova embarcação promete uma redução de 35% nas emissões de gases para uma mesma distância percorrida e um mesmo volume de carga (TEUS x Milha Náutica).
“Além da aquisição do LOEX e do LOEV, bem como do Log-In Endurance em 2019, realizamos significativas modernizações em quase todos os navios de nossa frota nos últimos anos, garantindo uma evolução contínua de nossas embarcações, estando sempre à frente em questão de eficiência e sustentabilidade”, finaliza Gurgel.
Sobre a Log-In Logística Integrada
A Log-In Logística Integrada oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação costeira integrada a outros modais e serviços, conectando, por terra e mar, o Brasil e o Mercosul. A frota atual da Log-In possui nove navios porta-contêineres próprios, com capacidade total de 24.350 TEUs e que oferecem serviços de navegação com rotas regulares integrando os principais portos do país à Argentina, Paraguai e Uruguai.
Compondo a torre de negócios do Transporte Rodoviário da Log-In, a Tecmar é uma empresa do Grupo Log-In Logística Integrada, especializada no transporte LTL Rodoviário, FTL, Gestão de Armazenagem e Transporte de Contêineres, que, junto com a Oliva Pinto, complementa, também, o transporte marítimo de Cabotagem, de Importação e Exportação. Com uma rede de mais de 50 filiais próprias e parceiras estrategicamente distribuídas, uma frota robusta com mais de 1.400 veículos próprios, a Tecmar oferece soluções logísticas de Norte a Sul do Brasil.
Essa estrutura completa possibilita a união de uma ampla malha rodoviária de distribuição de cargas fracionadas à malha de Navegação Costeira da Log-In, criando assim um serviço logístico único no mercado nacional, a Rodo-Cabotagem, produto focado no transporte de cargas fracionadas e que soma as melhores características do modal rodoviário e da navegação.
A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no estado do Espírito Santo, além de um terminal intermodal, em Itajaí (SC), com operações dedicadas.
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