1. Aquisição de embarcação é uma barreira para o crescimento do número de EBNs – MITO
As empresas que operam nos mais diversos modais logísticos necessitam possuir ativos que viabilizem o desempenho confiável de sua atividade. Na navegação não é diferente, pois as EBNs fazem investimentos para prestação dos seus serviços. Sendo uma atividade que exige investimento, isto não pode ser considerado uma barreira.
2. Existem poucas empresas de navegação – MITO
Segundo dados do governo existem 43 empresas brasileiras de navegação. Destas, 13 possuem embarcações adequadas para atuar na cabotagem. Fazendo um comparativo com outros modais/setores complexos, a cabotagem é a mais plural:
3. A cabotagem está na mão dos estrangeiros – MITO
Num setor aberto, há sempre a possibilidade de abrigar diversos investidores. Isto enseja a existência de empresas de capital aberto, capital misto (investidor estrangeiro e investidor nacional), capital nacional com fundo de investimento no Brasil, e/ou capital exclusivamente estrangeiro. Justamente por ser um setor aberto, essa lógica de mercado se aplica às empresas de cabotagem. O mercado brasileiro está à disposição daqueles que desejam investir no país.
4. A cabotagem não tem crescido no Brasil – MITO
Apesar da falta de incentivos, dos elevados custos e da elevada carga tributária, a cabotagem registrou alta de 11,3% na movimentação de cargas[1] entre janeiro e abril de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados registrados pela ANTAQ. Nos últimos anos[2] (2010-2018), a cabotagem de contêineres cresceu, em média, 12,8% ao ano.
5. A frota brasileira não é moderna e atualizada – MITO
Nos últimos 10 anos, foram renovadas 20 novas embarcações, totalizando investimentos de R$ 5 bilhões.
[1] A movimentação de petróleo e derivados responde por mais da metade das cargas na cabotagem.
[2] Com base em estudo desenvolvido entre outubro e novembro de 2018 pelo ILOS – Instituto de Logística e Supply Chain.
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