Usando Conhecimentos de Embarque Electrônicos?
Use a nova Cláusula BIMCO.

BIMCO: Legal and Contractual Affairs Department

 

Se você está pensando em usar conhecimentos de embarque electrônicos, guias ou ordens de entrega, ou já tenham feito a troca, então você deve considerar cuidadosamente o texto que você usa em seus contratos de fretamento para cobrir o uso de e-Conhecimentos. A BIMCO, trabalhando em conjunto com fretadores, armadores e fornecedores de sistemas, publicou recentemente uma solução sob medida para os contratos de fretamento, e seu uso é altamente recomendado. A cláusula de conhecimento de embarque electrónico é projetada para ser usada em conjunto com as duas plataformas na vanguarda da evolução dos sistemas de e-Conhecimentos - essDOCS e Bolero - ambas as quais foram aprovadas pelo Grupo Internacional de Clubes P & I, bem como pelos Clubes de P & I fora do grupo.

 

A cláusula e-Conhecimentos fornece um acordo contratual para permitir o uso por fretadores dos sistemas essDOCS e Bolero para conhecimentos de embarque, guias e ordens de entrega. A cláusula confere efetivamente em e-Conhecimentos o mesmo status de conhecimentos de embarque de papel, nos termos do contrato de afretamento. Responsabilidades normais de P & I são cobertas pelos clubes na mesma medida quando usando e-Conhecimentos como seu equivalente de papel.

 

A Circular especial contendo o texto integral da Cláusula dos conhecimentos de embarque electrónicos, com uma nota explicativa que a acompanha, pode ser baixada através do link abaixo. A cláusula também pode ser baixada gratuitamente a partir da seção Fretamento / Cláusulas do site da BIMCO e também dentro do Gerenciador de Cláusula de IDEA • 2.

Rua Visconde de Inhaúma, 134 - Grupo 1005 • Centro - Rio de Janeiro - RJ • Brasil - CEP: 20091-901
Tel: (21) 3232.5600 • Fax: (21) 3232.5619 • e-mail: abac@abac-br.org.br